Acervo Daniela Alves

Acervo Daniela Alves

O início da carreira esportiva de Daniela Alves se deu no clube da Portuguesa de Desportos, local no qual a atleta começou a jogar quando ainda tinha 13 anos – desde muito cedo já praticava futebol da rua, junto com meninos. Desde então passou a cavar todas as possibilidades oferecidas para a modalidade. Eleita como a melhor jogadora da primeira edição da Copa do Brasil, em 2007, a paulista foi posteriormente destaque internacional atuando pela seleção…

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Leia mais

Acervo Nair Benedicto

Acervo Nair Benedicto

Nair Benedicto é graduada em rádio e televisão pela ECA-USP. Fundou em 1979 a AgênciaF.4 de Fotojornalismo, em 1991 criou o Núcleo dos Amigos da Fotografia (Nafoto), que promove o Mês Internacional da Fotografia de São Paulo, também fundou a Agência N-Imagens e passou a organizar exposições e dar cursos e palestras. Recebeu o 11º Prêmio Abril de Fotojornalismo. Realizou documentários, é autora de vários livros, dentre eles “A greve do ABC” e “A questão do Menor”. O futebol…

Leia mais

Acervo Ana Araujo

Acervo Ana Araujo

Ana Araujo, nasceu em Tacaratu, sertão pernambucano. Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, iniciou a carreira na imprensa sindical e na Folha de Pernambuco (1988). Como freelancer, atuou nas sucursais dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, no Recife. Trabalhou no Jornal de Brasília (1992) e na sucursal de Brasília na revista Veja (1995). Recebeu cinco prêmios Abril de Jornalismo (entre 1998 e 2006) e foi homenageada na…

Leia mais

Acervo Delvanita Souza

Acervo Delvanita Souza

Deva, como é conhecida Delvanita Souza Santos, começou a jogar aos 14 anos em 1996, mesmo período em que iniciou a sua carreira profissional no Sport Club Corinthians Paulista. Aos 16 anos foi convidada para compor a seleção brasileira pela primeira vez, da qual fez parte por 10 anos, saindo em 2007. Chegou a disputar a Copa do Mundo de 1998, a Copa Nike 1999 e a Copa Ouro em 2000. Um rompimento do tendão…

Leia mais

Acervo Rose do Rio

Acervo Rose do Rio

Em campo e na política, outra pioneira foi a jogadora e estudante de direito paranaense Rose do Rio, que resolveu jogar futebol para atacar os rótulos preconceituosos que as jogadoras recebiam nos anos 80. Engajada, fundou e presidiu a Associação de Futebol Feminino do Rio de Janeiro, incentivando outros estados a fazerem o mesmo. Rose ganhou esse apelido por estar envolvida em um importante episódio que marcou para sempre a história da modalidade, período em…

Leia mais

Acervo Zuleide Ranieri, a Zuzu

Acervo Zuleide Ranieri, a Zuzu

Zuleide Ranieri Dias nasceu na pequena cidade de Fortaleza de Minas, Minas Gerais. Foi reconhecida mundialmente como uma das pioneiras na narração de partidas de futebol e integrou a primeira equipe jornalística composta apenas por mulheres, na Rádio Mulher de São Paulo, na década de 1970. As primeiras oportunidades no jornalismo esportivo surgiram na Rádio Cacique, em Santos, e logo na Rádio Piratininga, em São José dos Campos, mas o auge de sua carreira foi mesmo na Rádio Mulher. Sua…

Leia mais

Acervo Silvia Regina de Oliveira

Acervo Silvia Regina de Oliveira

Nascida em Mauá, São Paulo, Silvia Regina de Oliveira é filha de um torcedor fanático pela Juventus. Mesmo sem nenhum time preterido, Silvia passou a acompanhar o pai durante os jogos na Rua Javari e com apenas 16 anos decidiu conhecer melhor as regras do futebol matriculando-se no curso de arbitragem em 1980. Fez o curso pela Liga de Futebol de Mauá e entendia que essa formação lhe auxiliaria em uma futura carreira de jornalista…

Leia mais

Acervo Leivinha – São João da Boa Vista, SP

Acervo Leivinha – São João da Boa Vista, SP

No dia 11 de maio de 1952, a cidade de São João da Boa Vista, localizada na região leste do Estado de São Paulo, quase cruzando a fronteira com Minas Gerais, sediou uma das poucas partidas de futebol feminino que se tem notícia. O cenário do encontro foi o estádio “Oscar de Andrade Nogueira”, casa do clube Sociedade Esportiva Sanjoanense, também conhecido como Tigre da Mojiana. O jogo foi disputado entre a Equipe do 2º…

Leia mais

Acervo Grasiele Botona Garai

Acervo Grasiele Botona Garai

Popularmente conhecida pelo sobrenome Garai, Grasiele Botona Garai faria parte da geração de jogadoras de futebol que despontaram na modalidade por muito pouco não conquistaram um Mundial ou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Hoje, atletas como Cristiane, Marta, Bagé, Andrea, com trinta e poucos anos, compartilham maturidade e muita experiência em campo. Garai morreu a caminho de um treino em 2001 com apenas 18 anos. Após ter combinado de pegar sua chuteira com…

Leia mais

Acervo Araguari Atlético Clube

Acervo Araguari Atlético Clube

Consideradas como uma das equipes pioneiras do futebol feminino no Brasil, a equipe do Araguari Atlético Clube, cidade de mesmo nome localizada à 585 km de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi notícia na conhecida revista O Cruzeiro em 28 de fevereiro de 1959. A matéria intitulada o “GLAMOUR” USA CHUTEIRAS chamou a atenção nacional ao revelar um dos raros clubes de futebol com representação feminina que se apresentava publicamente em um período em que, mulheres,…

Leia mais
1 2 3