Acervo Delvanita Souza

Deva, como é conhecida Delvanita Souza Santos, começou a jogar aos 14 anos em 1996, mesmo período em que iniciou a sua carreira profissional no Sport Club Corinthians Paulista. Aos 16 anos foi convidada para compor a seleção brasileira pela primeira vez, da qual fez parte por 10 anos, saindo em 2007. Chegou a disputar a Copa do Mundo de 1998, a Copa Nike 1999 e a Copa Ouro em 2000. Um rompimento do tendão calcâneo (tendão de Aquíles) a fez se afastar temporariamente dos campos de futebol.

Após uma cirurgia, voltou a jogar em 2009 no Corinthians e posteriormente na Portuguesa de Desportos até 2001, quando a modalidade foi extinta no clube. Passou a jogar no AD. São Caetano e mais tarde na Fundação São Caetano, nesse mesmo momento, descontente com a desvalorização do futebol feminino e com bolsa de estudos integral, decidiu parar de jogar e foi estudar Educação Física na universidade Uninove. Em 2013 terminou sua segunda graduação na universidade Unisantanna, no curdo de enfermagem.  Em 2015 se encontrava em processo de conclusão de uma pós-graduação em Emergência e UTI na Unicsul. As passagens clubísticas de Deva incluíram times como Corinthians, Portuguesa, Fundação São Caetano, AD São Caetano, Palmeiras e Santa Isabel Saúde. Deva compartilhou as suas memórias fotográficas durante a pesquisa do projeto Visibilidade Para O Futebol Feminino.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Deixe seu comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>