Acervo Ana Araujo

Ana Araujo, nasceu em Tacaratu, sertão pernambucano. Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, iniciou a carreira na imprensa sindical e na Folha de Pernambuco (1988). Como freelancer, atuou nas sucursais dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, no Recife. Trabalhou no Jornal de Brasília (1992) e na sucursal de Brasília na revista Veja (1995). Recebeu cinco prêmios Abril de Jornalismo (entre 1998 e 2006) e foi homenageada na “V Mostra Fotográfica dos Profissionais Credenciados da Presidência da Republica” (1999). Recebeu o 7º Troféu Mulher Imprensa, na revista Imprensa, na categoria Fotográfa de Jornal e Revista (2011). Reside no Recife, onde trabalha nas áreas jornalísticas e publicitaria e na organização não governamental PROSA – Projetos para o Semiárido.

Atualmente existem mais de cem grupos remanescentes de quilombolas em Pernambuco. Em parte deles existe uma forte presença de lideranças femininas. Apesar disso, jogar futebol nas comunidades ainda é um espaço de disputa com os homens. As fotos retratam o time já extinto de Cabo de Santo Agostinho, o Onze Negras, e o Time das Crioulas, de Conceição das Crioulas. No sertão do estado, a 550 km do Recife, em Salgueiro, a equipe de meninas do quilombola de Conceição das Crioulas por vezes usam o chão seco do Lagoão da Vila União ou a região plana da rocha do Lajeirão para jogar. Os mais antigos dizem que essa mesma terra foi arrendada por seis escravas negras que chegaram à região depois de conquistaram a sua liberdade. Os times têm jogadoras entre 15 e 30 anos, entre mães e estudantes.

As fotografias de Ana estão presentes na exposição temporária As Donas da Bola, expostas no Museu do Futebol até final de março de 2016. A mostra é mais uma das ações de pesquisa e comunicação do projeto #visibilidadeparaofutebolfeminino.