Acervo Daniela Alves

O início da carreira esportiva de Daniela Alves se deu no clube da Portuguesa de Desportos, local no qual a atleta começou a jogar quando ainda tinha 13 anos – desde muito cedo já praticava futebol da rua, junto com meninos. Desde então passou a cavar todas as possibilidades oferecidas para a modalidade. Eleita como a melhor jogadora da primeira edição da Copa do Brasil, em 2007, a paulista foi posteriormente destaque internacional atuando pela seleção brasileira durante os anos de 1999 a 2008, nas Copas do Mundo de Futebol Feminino e Olimpíadas da qual participou.

Artilheira, conquistou a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2007, ocasião em que marcou seis gols, além do troféu do Campeonato Sul-Americano de 2003. Já foi considerada a sexta melhor jogadora do mundo segundo o ranking FIFA.

Além de representar as equipes brasileiras como a Portuguesa, Saad e São Paulo FC, Dani Alves também brilhou na equipe sueca Linköpings FC e na norte americana Saint Louis Athletica. Nessa mesma equipe, durante partida contra Washington Freedom, válida pela Liga Norte-americana em 2009, Dani rompeu dois ligamentos do joelho e fissurou a tíbia durante os 34 minutos do segundo tempo, quando sofreu falta de Abby Wambach – que recebeu cartão amarelo pela jogada.

Depois do ocorrido, Daniela encerrou precocemente sua carreira futebolística. A atleta é frequentemente reconhecida pela sua atuação nos clubes e principalmente quando representou a seleção brasileira. Habilidosa, forte e de uma personalidade inigualável, Dani Alves faz parte do hall não só dos melhores jogadores de futebol do Brasil, mas como do todo o planeta. Por essa  e outras razões ela teve o seu acervo digitalizado no Museu do Futebol e é homenageada no projeto #visibilidadeparaofutebolfeminino.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Deixe seu comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>