Acervo de Ita Maia Reis

Ita Maia Reis como é popularmente conhecida é baiana e ainda muito jovem se mudou para São Paulo para seguir um sonho: ser jogadora de futebol. Escolheu o bairro de Guaianases para morar, e, em pouco tempo se tornou uma expoente atleta do clube Elite Itaquerense. Teve passagens pelas iniciativas de organização de equipes de futebol feminino no Corinthians e nesse caminho conheceu grande parte das atletas que despontaram no final da década de 1980.

Ita nos últimos vinte anos passou a formar atletas meninas de base para o futebol de campo através da ASAPE, no mesmo bairro onde cresceu: Guaianases. Utilizam o campo do CEU Jambeiro, ou, campo do Codó como é conhecido no universo do futebol de várzea. Apesar do intuito de ser uma formação esportiva social, Ita já alimentou centenas de peneiras e já encaminhou muitas meninas para o sonho de ser uma jogadora de futebol.

Ita é uma referência do futebol no site do Centro de Referência do Futebol Brasileiro desde 2012. Agora ela é uma de nossas homenageadas na exposição Visibilidade Para O Futebol Feminino.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Deixe seu comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>