Calendário e Fórmulas de Disputa – Primeiro Encontro do Ciclo de Debates

O dia 14 de março foi especial para o início das atividades da ação #visibilidadeparaofutebolfeminino. No primeiro encontro do Ciclo de Debates, contamos com a presença das atletas Thaís Picarte, goleira do São José e Mayara Bordin, volante do Osasco Audax, e dos técnicos Arthur Elias do Osasco Audax e Emily Lima, do São José.

Na sessão ‘Minha história no futebol feminino’, a técnica Emily Lima, primeira mulher a comandar uma seleção da CBF, contou sua história na modalidade e compartilhou imagens para o acervo digital do Museu.

O tema “Calendário e Fórmulas de Disputa”, teve por objetivo analisar as principais competições brasileiras em suas fórmulas e a distribuição dentro do calendário do futebol nacional, quais competições possuem formato e tempo adequados e quais poderiam sofrer mudanças para melhor aproveitamento dentro do calendário.

Analisados todos os pontos, a conclusão a que se chegou foi:

Campeonatos Brasileiro e Paulista com duas divisões em razão da discrepância técnica entre as equipes participantes;

Brasileiro com turno e returno;

Campeonatos com duração de um mês normalmente atrapalham quem quer arrumar patrocinador e muitos clubes pagam por jogo e montam equipes em cima da hora;

Ter conhecimento do calendário no término de cada ano, ter um calendário fixo por dois ou mais anos;

Na Copa do Brasil, uma melhor divisão dos clubes nas chaves para não haver eliminação dos participantes que jogam em alto nível logo na primeira fase;

Ranking dos clubes femininos: reavaliar o modo de inserção de equipes em detrimento de equipes mais participativas.

O evento foi transmitido via hangout pela equipe do Museu e o pessoal da Central 3 que nos acompanhará durante todo o ano, tem gravado o evento. Veja o resumo.

O segundo encontro do Ciclo de Debates aconteceu no dia 25 de abril com duas palestras de alto nível. Tema da próxima postagem!